Freguesia de Ourentã - Cantanhede
  + PERSONALIDADES

       
MANUEL NUNES DE ABRANCHES

O Dr. Manuel Nunes de Abranches, natural da vila de Mangualde em Ourentã, filho de Manuel Nunes e de Maria de Abrantes,  formado na faculdade dos Sagrados Conones pela Universidade de Coimbra e casado com Maurícia Josefa de Melo, filha de Antonio Barreto da Costa e Maria Pereira dos Santos, foi familiar do Santo Oficio, cargo que solicitou com cerca de 40 anos de idade e 18 de casado e residência em Ourentã.
Não se sabe precisar quais funções exatas que desempenhou no Tribunal da Inquisição mas, acha-se tratar de Juiz.
Dada a importância, hoje discutível de tal tribunal, recestia-se de imensas cautelas e selecção do seu pessoal. Todo o passado do casal e bem assim dos seus familiares até aos bisavós foi minuciosamente estudado para determinar da pureza de seu sangue, do modo de vida, da religião e de outros pormenores todos decisórios da aceitação ou não do candidato.
Para o efeito foi executado um longo inquérito em todas as terras onde houvessem vivido antepassados de qualquer dos cônjuges. Do longo processo existente nos Arquivos Nacionais a Torre do Tombo respiguei dados importantes para o conhecimento histórico de Ourentã.
Fonte :




168360 visitas até ao momento.